Processando pagamento
Gerando Boleto
Gerando PIX
 1ª Troca Grátis em até 30 dias     Até 10x sem juros no cartão de crédito     FRETE GRÁTIS para compras acima de R$ 300,00


TODO DIA É DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA / ARRASADORA

Publicado em 20/11/2024 | consciência negra, 20 novembro, arrasadora

 O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é um feriado nacional celebrado em 20 de novembro e foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares.

Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.
A data da morte de Zumbi dos Palmares, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.
 
Com isso, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil, e o Treze de Maio, data em que a abolição da escravatura aconteceu, foi deixado de escanteio. O argumento utilizado é que o Treze de Maio representa uma “falsa liberdade”, uma vez que, após a Lei Áurea, os negros foram entregues à própria sorte e ficaram sem nenhum tipo de assistência do poder público.
 
POPULAÇÃO NEGRA LGBTQIAPN+ NO BRASIL É A QUE MAIS SOFRE
 
Um levantamento inédito mostra que, de 2015 a 2017, ocorreram 22 notificações de violências contra a população LGBT por dia em todo o país, segundo dados do SUS.
 
Essa pesquisa inédita analisou as notificações de violência contra a população LGBT brasileira entre 2015 e 2017 e verificou que metade das agressões teve pessoas negras como alvo. Nos três anos analisados, foram registradas 24.564 notificações de violências contra a população LGBT, o que resulta em uma média de mais de 22 notificações de violências interpessoais e autoprovocadas por dia, ou seja, quase uma notificação a cada hora.
 
Os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), das secretarias de Atenção Primária em Saúde e de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) coletaram as notificações feitas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que faz parte do SUS, e que, portanto, inclui diversos casos de violência que não foram denunciados.
 
Metade dos indivíduos alvo dessas agressões era negra (50%), ou seja, pretos ou pardos. A identidade de raça ou cor das vítimas foi descrita como Branca em 41,4% dos casos. Apesar de serem maioria na população, não necessariamente os negros são as principais vitimas de determinados crimes. Mas, mesmo assim, esses números são assustadores, infelizmente. Até quando isso? Fica aí o nosso questionamento de revolta e indignação. CHEGA DE NOS MATAREM
 
 
 
Veja mais sobre "20 de novembro – Dia da Consciência Negra" em: BRASIL ESCOLA
 
 
Segue a gente ;)
 
 
Instagram: @arrasadora.com.br
 
Facebook: @arrasadora.com.br
 

Quer deixar seu comentário sobre a publicação? Participe & ARRASE!

Gostaria de receber informações, promoções e novidades!



Assine nossa Newsletter

Receba informações, promoções e novidades.


Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.